Falta de pessoal, fundos e meios. Estarão os EUA preparados para aprovar vacina contra a Covid-19?

Milhões de americanos estão a contar com uma vacina contra a Covid-19 para travar a pandemia. Embora uma ou mais opções possam estar disponíveis no final deste ano, ou no início do próximo, a distribuição de vacinas a 330 milhões continua a não ser clara para as autoridades de Saúde locais, que serão responsáveis pelo processo de distribuição.

“Não obtivemos muita informação sobre como isto se vai processar”, disse Umair Shah, director executivo do departamento de Saúde Pública do condado de Harris no Texas, nos Estados Unidos, citado pelo ‘The Guardian’.

Numa nota de quatro páginas, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças disseram aos departamentos de Saúde de todo o país para elaborarem planos de vacinação até 1 de Outubro, “para coincidir com a disponibilização mais rápida possível da vacina contra a covid-19”.

Mas os departamentos de Saúde, que têm sido subfinanciados durante décadas, dizem que actualmente carecem de pessoal, dinheiro e recursos para informar as pessoas sobre vacinas e depois distribuir, administrar e seguir o rasto de centenas de milhões de doses. Também não sabem quando ou se vão sequer receber ajuda federal para o fazer.

Neste sentido, dezenas de médicos, enfermeiros e autoridades de Saúde entrevistados pela ‘Kaiser Health News’ e pela ‘Associated Press’ manifestaram preocupação quanto à prontidão do país para conduzir vacinações em massa, bem como frustração relativamente à informação inconsistente que tem sido dada pelo governo federal nas últimas semanas.

Falta ainda perceber como é que vai ser assegurado um registo de quem recebeu que doses e como vão manter os profissionais de saúde que administram as vacinas seguros e protegidos, com equipamento de protecção individual e seringas suficientes para fazer o seu trabalho.

O ritmo, sem precedentes, de desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus deixou muitos americanos, e não só, cépticos sobre a segurança das potenciais vacinas.

Ler Mais