Falta de médicos força fecho da urgência de obstetrícia no Amadora-Sintra e São Francisco Xavier

A falta de médicos forçou o fecho da urgência de obstetrícia dos hospitais Amadora-Sintra e São Francisco Xavier: as grávidas estão a ser encaminhadas para a Maternidade Alfredo da Costa. Recorde-se que o Hospital São Francisco Xavier tem mantido o serviço de obstetrícia fechado durante o dia.

De acordo com fonte hospitalar do São Francisco Xavier, em declarações à ‘SIC Notícias’, o Hospital São Francisco Xavier está obrigado a receber grávidas do Santa Maria, devido às obras na maternidade, sendo que os dois hospitais têm de coordenar as escalas dos médicos. No entanto, Santa Maria não tem cumprido com a exigência, pelo que são forçados a encerrar o serviço.

Para que o serviço funcione são precisos três especialistas e três internos por turno.

Questionada pela rádio ‘Renascença’, fonte oficial do Hospital de Santa Maria salientou apenas que “a rede de urgência é feita sob articulação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde”.

Esta semana (3 a 9 de dezembro), apenas 44 das 83 urgências do país vão funcionar em pleno, de acordo com o plano divulgado na passada sexta-feira pela Direção Executiva do SNS: segundo o plano, 39 serviços vão apresentar constrangimentos nalgumas especialidades.