Falta de confiança pode impactar competitividade
Uma quebra na confiança dos stakeholders nas empresas pode impactar significativamente a competitividade. A conclusão é do “Accenture Competitive Agility Index”, segundo o qual 54% das mais de sete mil empresas inquiridas sofreram uma diminuição no grau de confiança, o equivalente à perda de 180 mil milhões de dólares (cerca de 161 mil milhões de euros) de potenciais receitas.
Quando uma organização enfrenta uma diminuição substancial de confiança entre os seus stakeholders chave – clientes, investidores, colaboradores, fornecedores, analistas e media –, o resultado é uma quebra de dois valores, em média, na sua pontuação no índice. Por seu turno, um valor a menos no índice equivale, também em média, a um impacto negativo de 3% no crescimento da receita e de 5% no EBITDA. A conclusão é transversal a todos os sectores de actividade.
O mesmo estudo evidencia que o volume de quebras de confiança é cada vez maior e visível, tornando este um tema inevitável para as organizações. De acordo com a Accenture, as empresas precisam mesmo de ver a confiança como um componente crítico da sua estratégia de negócio.