Falha informática nos sistemas do INEM. Ministério da Saúde garante que socorro e atendimento a doentes não está em causa

Na manhã desta quinta-feira, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a registar falhas informáticas nos seus sistemas internos, mas, segundo o Ministério da Saúde, estas não estão a comprometer o atendimento de emergências nem o envio de meios de socorro.

Em resposta à CNN Portugal, fonte do Ministério afirmou que os problemas em questão afetam apenas sistemas internos e não os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), responsáveis por gerir as chamadas de emergência e coordenar as respostas adequadas.

De acordo com uma fonte oficial do INEM, que falou ao Observador, os “constrangimentos informáticos” estão, de facto, a ocorrer no centro de atendimento do instituto nesta manhã. No entanto, essa mesma fonte sublinha que não há atrasos no atendimento das chamadas, assegurando que a resposta a emergências está a ser mantida em pleno.

Também a Associação de Proteção Civil (APROSOC) divulgou uma nota às redações, confirmando os problemas informáticos registados no INEM. Contudo, tal como já garantido pelo Ministério da Saúde e pelas fontes oficiais do instituto, a associação não indicou qualquer impacto nas operações de atendimento e resposta a emergências.

Apesar dos constrangimentos técnicos no sistema interno, tanto o Ministério da Saúde como o INEM garantem que os serviços de emergência estão a decorrer sem perturbações e que a população pode continuar a recorrer ao serviço 112 com a garantia de que o atendimento e a assistência não serão afetados por estas falhas temporárias.

(EM atualização)

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