Facebook lança mercado de compra e venda in-app
Chama-se Marketplace e é um género de eBay com a chancela do Facebook. A nova funcionalidade da rede social fundada por Mark Zuckerberg consiste num mercado de compra e venda que pode ser acedido sem sair da aplicação (in-app).
Mary Ku, directora de Product Management do Facebook, explica que se trata da evolução natural dos grupos em que este tipo de transacções já acontece. Numa publicação no blog oficial da rede social, a responsável deixa saber que mais de 450 milhões de pessoas visitam grupos de compra e venda todos os meses, desde famílias locais a coleccionadores de todo o mundo.
O Marketplace nasce precisamente para melhorar esta dinâmica: «O Marketplace torna mais fácil encontrar novas coisas que ame e encontrar uma nova casa para as coisas de que está pronto para se separar.»
Para visitar este mercado do Facebook, basta clicar no novo ícone de compras (uma espécie de banca com um toldo) que surgirá na parte inferior da aplicação, tanto para Android como iOS. Para já, está apenas disponível nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, sendo que apenas utilizadores com mais de 18 anos podem aceder. Ao longo dos próximos meses, o Marketplace chegará a mais países e também ao desktop.
Como funciona?
Na página inicial do Marketplace surgem fotos dos artigos que estão a ser vendidos por pessoas que estejam por perto geograficamente. Para encontrar algo específico, o melhor é realizar uma pesquisa e acrescentar alguns filtros como categoria ou preço.
Quando um artigo parece interessante, basta clicar na imagem para saber mais detalhes, tanto sobre o produto como sobre o vendedor. Também é possível guardar o item para ver mais tarde. Caso o utilizador decida avançar com a compra, poderá enviar uma mensagem directa para o vendedor (nada de comentários públicos). A partir desse momento, o processo será tratado entre os dois utilizadores, já que o Facebook não fornece nenhum tipo de sistema de pagamento ou entrega.
Do lado do vendedor, colocar um artigo à venda é tão simples como tirar uma fotografia, escolher um nome e descrição para o produto e confirmar a localização e categoria.