Fabricantes alemãs apostam as fichas no hidrogénio atentas à mudança dos ventos políticos
A baterias poderão ser a vanguarda da tecnologia automóvel do futuro, mas o hidrogénio é uma das apostas que veio para ficar, segundo a ‘Reuters’, que alude àquela que será a visão de algumas das principais fabricantes de carros alemãs.
Tanto a BMW como a Audi estão a desenvolver protótipos de veículos de passageiros com célula de combustível de hidrogénio em simultâneo com as suas frotas de carros a bateria, antes de abandonarem totalmente os combustíveis fósseis.
As fabricantes estão atentas à mudança dos ventos políticos, que poderão alterar esse equilíbrio em direção ao hidrogénio, naquela que é uma indústria moldada pelo pioneiro Tesla.
O hub automóvel global na Alemanha tem estado em destaque, tendo já investido milhares de milhões no combustível de hidrogénio nos setores do aço e produtos químicos, tendo em vista o cumprimento das metas climáticas.
De acordo com a ‘Reuters’, as eleições agendadas para este mês podem levar o Partido Verde alemão a entrar no governo de coligação e a tecnologia poderá ganhar força no setor.
A BMW é o maior ator de hidrogénio entre as fabricantes alemãs, que traçou um caminho para um modelo de mercado de massa por volta do ano de 2030; a empresa está igualmente atenta à mudança das políticas de hidrogénio na Europa e na China, o maior mercado automóvel do mundo.
A empresa sediada em Munique desenvolveu um protótipo de carro a hidrogénio tendo por base o modelo SUV X5, num projeto já parcialmente financiado pelo governo alemão.
Jürgen Guldner, o vice-presidente da BMW que lidera o programa de carros com célula de combustível a hidrogénio, revelou à ‘Reuters’ que a fabricante deverá construir uma frota automóvel de teste de quase 100 carros em 2022. “Seja esta (tecnologia) impulsionada pela política ou pela procura, estaremos prontos com um produto”, afirmou, indicando que a empresa está a trabalhar para desenvolver os veículos da próxima geração.
A Audi segue as mesmas pisadas, tendo já uma equipa constituída por mais de 100 mecânicos e engenheiros que estão a investigar a tecnologia baseada em células de combustível de hidrogénio em nome de todo o grupo Volkswagen.