Fábrica de Unicórnios de Lisboa tem 20 mil euros para soluções com foco na sustentabilidade

A Unicorn Factory Lisboa anunciou a abertura das candidaturas para a segunda edição do Clean Future, um programa de aceleração destinado a startups com soluções CleanTech, que tem um total de 20 mil euros em prémios.

O Clean Future visa apoiar startups que desenvolvam soluções tecnológicas para áreas de grande impacto na vida urbana, como construção, mobilidade e retalho, com foco na sustentabilidade.

Com Lisboa recentemente eleita Capital Europeia da Inovação, esta edição do programa ganha uma dimensão internacional, contando com a colaboração de três cidades europeias: Helsínquia, San Sebastian e Marselha.

Com a participação da Urban Tech Helsinki, Fomento San Sebastian e L’Accélérateur M, o programa proporcionará uma maior internacionalização e apoio aos participantes. Além disso, serão realizadas sessões de matchmaking para facilitar a conexão entre startups e mercados externos.

Os parceiros dedicados a cada categoria do programa incluem MEXT (Mota-Engil) para construção, EMEL para mobilidade e GS1 Portugal para retalho. Além disso, o Clean Future conta com novos parceiros, como o Electrão, como Parceiro Estratégico, e a Galp, como Parceira de Suporte.

Os participantes selecionados terão acesso a um programa de 10 semanas, composto por mentoria e masterclasses com parceiros e especialistas, visando acelerar o desenvolvimento dos seus projetos. A etapa final do programa, marcada para 3 de outubro, permitirá que as startups apresentem as suas soluções a um painel de jurados especializados, competindo por prémios individuais de 5 mil euros em cada categoria e um prémio adicional de 5 mil euros para o vencedor global do programa.

“Na Unicorn Factory Lisboa temos como missão potenciar a inovação e o respetivo impacto na cidade de Lisboa e na sociedade, em geral. Neste sentido, o Programa Clean Future vem apoiar soluções que promovam a sustentabilidade das cidades, um dos alicerces do progresso, especialmente no que toca ao desenvolvimento de cidades no futuro. Fruto do sucesso do ano anterior, este ano alargámos o âmbito internacional do Programa, com a participação de três cidades europeias, com o objetivo de ampliar o impacto da Unicorn Factory Lisboa e acelerar a transição para cidades mais verdes e sustentáveis”, afirma Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

As candidaturas estão abertas até dia 9 de junho no website oficial do programa.

Ler Mais