Fábrica de Unicórnios de Lisboa abre candidaturas na Web Summit: Já é conhecida a primeira startup do programa

O presidente da Câmara de Lisboa lançou na semana passada a Fábrica de Unicórnios, no Hub Criativo do Beato, para potenciar o crescimento de empresas, inclusive apoiar 20 ‘scaleups’ por ano, contando já com um investimento de oito milhões de euros.

“Vamos construir o primeiro grande programa de ‘scaleups’ [empresas em alto crescimento] em Portugal. ‘Scaleups’, porque queremos fazer as empresas crescer […]. Vamos multiplicar por seis o ‘budget’ que tínhamos até agora e conseguir fazer este programa para as empresas crescerem”, declarou Carlos Moedas.

Esta quarta-feira, a Unicorn Factory Lisboa anunciou na Web Summit que abriu as candidaturas para o Scaling Up Program e anunciou a primeira scaleup a entrar no programa – a Sensei. Este programa é uma das quatro áreas de atuação da entidade e procura alcançar um forte impacto económico para a cidade de Lisboa e para o país.

A Sensei foi fundada em 2017 por Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal e já recebeu um investimento total de 6.1 milhões de euros para o uso de inteligência artificial para criar experiências de lojas autónomas e que desenvolve tecnologia baseada em computer vision para a área do retalho. A startup ambiciona agora entrar em 5 novos países e crescer a sua equipa de 36 para 100 pessoas, tendo a equipa fundadora já ganho vários prémios.

“Em 2021, a equipa fundadora da Sensei ganhava o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano. Hoje, damos este passo com a Sensei que se tem provado uma das scaleups mais promissoras do ecossistema e que, para além disso, já tem também resultados comprovados com vários clientes como a Galp, parceira estratégica deste programa, e a Sonae”, diz Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa.

“Para a Sensei é muito importante este programa da Unicorn Factory Lisboa, que se destina a apoiar startups já numa fase de crescimento a desenvolver as capacidades necessárias a crescer e a internacionalizar. Já participámos em vários programas de aceleração internacionais, e hoje temos a honra de ser a primeira empresa a juntar-se ao primeiro programa em Portugal focado em scaleups” diz Joana Rafael, COO e co-fundadora da Sensei.

As candidaturas para o Scaling Up Program ficam abertas até ao final do ano e o programa arranca no início de 2023.

Ler Mais





Comentários
Loading...