Fábrica da Iki Mobile arranca no Verão
Coruche foi o local escolhido pela Iki Mobile para construir a sua primeira fábrica em Portugal. O empreendimento da tecnológica portuguesa implica um investimento de 1,6 milhões de euros e deverá levar à criação de cerca de 50 postos de trabalho. O início da actividade está previsto para entre Julho e Agosto.
A fábrica de Coruche, no Centro do País, deverá ter como função a produção e assemblagem dos equipamentos da Iki Mobile, que recentemente apresentou o protótipo de um telemóvel com cortiça. O primeiro telemóvel fabricado na nova unidade de produção deverá sair em Setembro.
«Termos uma fábrica significa termos autonomia, crescermos com nós próprios, não dependermos de ninguém, nem de outros mercados que possam condicionar o nosso crescimento na produção de um produto deste nível», refere Tito Cardoso, administrador da Iki Mobile, em comunicado. A fábrica vai estar, inicialmente, localizada nas antigas instalações da Tegael, contando com equipamento que permite a produção mensal de 270 mil produtos.
A Iki Mobile está também a construir uma fábrica, de raiz, na mesma localidade, no Parque Empresarial do Sorraia. Este empreendimento, com abertura prevista para 2019, representa um investimento de 12,5 milhões de euros.