Exportações do Lidl geram impacto de 289 milhões de euros para a economia portuguesa

As exportações facilitadas pelo Lidl Portugal em 2023 tiveram um impacto significativo na economia do país, resultando num crescimento substancial tanto em valor exportado quanto em empregos criados.

Segundo um estudo conduzido pela consultora Forvis Mazars, as exportações do Lidl Portugal totalizaram 156 milhões de euros no ano passado, um aumento de 19% em comparação com 2022. Este valor representou 2% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, destacando-se categorias como Frutas e Legumes, Vinho e Licores, e Peixe e Conservas de peixe como as mais exportadas.

O impacto económico das exportações do Lidl foi de 289 milhões de euros (+18% em relação a 2022) em impacto direto, indireto e induzido na economia portuguesa. Este impacto foi distribuído principalmente nos setores de Agricultura, Produção Animal, Caça, Serviços Relacionados, e Alimentos.

Além disso, as exportações facilitadas pelo Lidl contribuíram significativamente para o mercado de trabalho em Portugal, com a criação de 6.520 empregos em 2023, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Estes empregos foram predominantemente gerados nos setores de Agricultura, Alimentos e Bebidas, refletindo o compromisso do Lidl em apoiar e promover a produção nacional.

“Os dados deste estudo ilustram o nosso impacto cada vez mais acentuado na economia portuguesa, tanto na geração de riqueza para o país, como para a geração de emprego, a par do nosso empenho na promoção da qualidade dos produtos portugueses nos mercados internacionais, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidade”, afirma Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal.

Para Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars: “É com grande satisfação que a Forvis Mazars colaborou com o Lidl no desenvolvimento do Estudo das exportações facilitadas pelo Lidl Portugal. O trabalho desenvolvido, permite perceber não só o impacto direto, em termos económicos e de criação de emprego, mas também analisar o impacto indireto e induzido nos diversos setores da economia.

Ler Mais