Explicador: O que procuram os bancos num cliente? Este é o perfil ideal para pedir um financiamento em 2024

Está à procura de um financiamento junto de um banco mas não sabe que critérios deve cumprir para ser elegível? Estes são os principais critérios decisivos para a aprovação de crédito ao consumo e habitação no país.

Dados recentes de CréditoPessoal.pt e entidades financeiras em Portugal revelam requisitos como idade mínima de 26 anos, ter um emprego estável com recibos de vencimento com mais de 12 meses e uma taxa de esforço inferior a 60% são fundamentais para aumentar as possibilidades de obter aprovação de crédito.

A necessidade crescente de financiamento para satisfazer diversas necessidades, especialmente a compra de veículos, é evidenciada pelo recorde atingido em abril, com o crédito ao consumo a alcançar os 2,7 mil milhões de euros.

Com o aumento da procura, os bancos e instituições financeiras têm ajustado os seus critérios para mitigar os riscos associados aos clientes. Em 2024, para garantir uma resposta positiva a um pedido de financiamento, os requisitos incluem idade mínima de 26 anos, emprego estável com comprovantes de rendimento, ganhos mensais superiores a 900 euros, e uma taxa de esforço não superior a 50%.

Além disso, é crucial não ter formalizado outro contrato de crédito nos últimos 60 dias e ser residente em Portugal ou possuir título de residência permanente, se estrangeiro.

“No contexto de inflação e de subida das taxas de juro que vivemos atualmente, a generalidade das financeiras têm critérios mais apertados para conceder financiamentos”, explica João Pereira, CEO da Gestlifes.

Para indivíduos como trabalhadores independentes, estudantes, desempregados ou aqueles sem rendimentos comprovados em Portugal, as possibilidades de aprovação de crédito são mais desafiadoras. No entanto, incluir um segundo titular no contrato, que responda a um ou mais critérios mencionados, pode aumentar substancialmente a probabilidade de aprovação do crédito.

Ler Mais