Explicador: O que faz o Banco de Portugal para preservar a estabilidade financeira do nosso país?

Preservar a estabilidade financeira é uma das missões do Banco de Portugal (BdP) e, como tal, é imprescindível identificar os riscos que podem agetar o sistema e gerar instabilidade financeira.

Outra preocupação do regulador português é acompanhar a evolução dos bancos e das instituições financeiras para identificar possíveis vulnerabilidades e avaliar se são capazes de resistir a choques.

O Banco de Portugal e as outras autoridades europeias devem estar sempre atentos ao sistema financeiro e às famílias e empresas, mas também têm de tomar medidas para preservar a estabilidade financeira.

Ao conjunto destas medidas o BdP chama de Política Macroprudencial, explica o regulador no seu podcast, que têm como objetivo evitar que o sistema acumule ou fique exposto a demasiados riscos, e permitir que seja capaz de manter o financiamento da economia, mesmo quando ocorrem eventos adversos.

Outro objetivo é também evitar que um problema num banco afete negativamente outras instituições ou todo o setor, como medidas que obrigam os bancos a ter uma almofada financeira para fazer face a uma eventual crise. Também se podem criar regras sobre como os bancos dão o crédito, para reduzir os riscos de os clientes ficarem excessivamente endividados, deixarem de pagar os créditos e os bancos perderem esse dinheiro.