“Exército MAGA está pronto” para levar Trump à Casa Branca, garante ex-assessor do presidente americano

O antigo principal conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon, garantiu, em declarações aos britânicos da ‘BBC’, que não tem medo de ir para a prisão ou assistir à campanha do ex-presidente em 2024 atrás das grades.

Depois de ter sido condenado por desacato no Congresso, o homem que era visto como o poder nos bastidores da Casa Branca, no início do mandato presidencial de Trump em 2017, vai apresentar-se numa prisão federal em Connecticut esta segunda-feira: Bannon ainda apela contra a sua condenação depois de se ter recusado a comparecer perante o comité de legisladores que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos.

Na semana passada, o Supremo Tribunal decidiu que ele não poderia adiar a sua sentença até depois de ter sido ouvido o recurso, e agora Bannon terá de enfrentar a sua sentença de quatro meses. “Sirvo o meu país há cerca de 10 anos, focado nisso”, garantiu, em entrevista. “Se tiver de fazer isso numa prisão, faço numa prisão – não faz diferença nenhuma.”

De acordo com Bannon, o “exército MAGA” está pronto para garantir que Trump derrote Joe Biden e regresse à Casa Branca. “Está pronto para ir”, disse. “Está tudo pronto.”

Embora não seja capaz de os liderar a partir da prisão, garantiu que o “exército não pode e não vai parar até a vitória final”.

Ex-banqueiro do Goldman Sachs, que se tornou figura dos media da direita alternativa, Bannon era visto pelos democratas como o cérebro por trás não apenas da extraordinária ascensão política de Trump, mas também de algumas de suas políticas mais divisivas.

O ideólogo de Trump, que denunciou todo o processo como uma perseguição para o silenciar nas vésperas das eleições de novembro próximo – nas quais Trump e Biden se voltarão a encontrar, quatro anos depois – passará a sua pena de quatro meses numa prisão de baixa segurança em Danbury, Connecticut.

Afastado dos olhos do público após o fim da administração Trump, Bannon é mais conhecido pelo seu podcast “The War Room” (‘Sala de Guerra’), que descreveu mais como um “centro de comando militar para a guerra de informação” e dedicou os seus esforços a impulsionar campanhas eleitorais mais locais, como a do republicano ultraconservador Bob Good para o estado da Virgínia.

Os seus advogados invocaram mesmo o “trabalho significativo de Bannon como conselheiro da atual campanha eleitoral” para evitar que o seu cliente fosse preso, enquanto a acusação respondeu que o seu papel no discurso político “simplesmente não é um fator relevante”.

Ler Mais