Executivos procuram crescimento e inovação a par de mais eficiência e controlo sobre custos

Um estudo recente analisou mais de 1.800 entrevistas presenciais com executivos de topo, abrangendo 21 setores económicos, que revela um foco crescente na inovação, inteligência artificial (IA) e no equilíbrio entre a redução de custos e o crescimento das receitas.

O relatório elaborado pela CGI apresenta três conclusões principais. Em primeiro lugar, destaca-se o reequilíbrio entre a redução de custos e o crescimento das receitas, com os clientes a priorizarem a inovação, o lançamento de novos produtos e a melhoria da experiência dos seus clientes, ao mesmo tempo que procuram modernizar e otimizar os seus processos operacionais.

Em segundo lugar, o alinhamento entre as operações de negócios e as tecnologias de informação (TI) está mais forte do que nunca, impulsionado pelo uso de tecnologias digitais, como a IA, que tem demonstrado ser crucial para gerar resultados.

Por fim, os chamados líderes digitais estão a distanciar-se das empresas que ainda estão a lançar as suas estratégias digitais, evidenciando-se na modernização dos seus sistemas, agilidade nos modelos de negócio e utilização de IA para otimizar os dados e acelerar a transformação.

“Este ressurgimento do crescimento como uma prioridade, combinado com um foco contínuo na redução de custos através da eficiência, alinha-se perfeitamente com o conjunto de serviços e soluções da CGI e com o nosso compromisso em fornecer resultados empresariais tangíveis”, afirma Jean-Michel Baticle, Presidente e COO da CGI. “Esperamos que a combinação do crescimento com a eficiência crie novas oportunidades para ajudar os clientes a evoluir os seus modelos de negócio, a aplicar a inovação e a acelerar uma agenda partilhada para alcançar uma transformação digital orientada para o ROI.”

O estudo também revela o aumento significativo do uso de IA nas organizações. Cerca de 26% já implementaram IA tradicional, representando um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior, enquanto 79% estão a investigar ou a realizar provas de conceito para IA generativa. Esta tecnologia emergente tornou-se uma das principais prioridades de investimento em inovação para os próximos três anos.

“A IA apresenta uma mudança de paradigma que não víamos desde a adoção da Internet”, refere Diane Gutiw, Vice-Presidente, responsável global pela investigação em IA na CGI. “Como demonstra a análise global da CGI, os executivos do setor estão a procurar a IA para desenvolver modelos de negócio por completo, informar decisões críticas, aumentar a eficiência e acelerar tanto as poupanças como o crescimento”, acrescenta.

Ler Mais