Executivo pondera aumentar deduções fiscais fixas por filho no OE2022

O Governo pondera aumentar o valor das deduções fiscais fixas por filho, em 2022, como forma de reduzir o IRS das famílias da classe média, revela o Correio da Manhã (CM). “Neste momento, o bónus fiscal por dependente é de 600 euros, valor que aumenta para 900 euros a partir do segundo filho”, esclarece o mesmo jornal.

A medida poderá ser inscrita no próximo Orçamento do Estado. O CM adverte, no entanto, que “com as limitações financeiras causadas pela crise da covid-19, o aumento do bónus fiscal por filho poderá ser a medida alternativa à revisão dos escalões do IRS”.

No último fim de semana, o primeiro-ministro admitiu, em entrevista ao ‘Expresso’, que o Governo poderá introduzir alterações no IRS, ainda que tudo dependa das negociações com a esquerda.

“Se o Governo avançar este ano com a revisão dos escalões do IRS, a solução poderá passar por mexidas no 3º escalão do IRS. Com a recomposição deste escalão, os escalões seguintes poderão beneficiar também de algum alívio fiscal”, acrescenta o CM.

Segundo o jornal do grupo Cofina, a revisão dos escalões do IRS reduz a receita fiscal em 200 milhões de euros, que serão devolvidos às famílias.