Exclusivo Automonitor. WEY Coffee 01: um chinês à procura do mercado europeu
Por Jorge Farromba
Em pleno Alentejo, num resort bem perto de Lisboa, com alguns poucos convidados chineses e alemães, tivemos a oportunidade de ensaiar (ainda que ao lado) um WEY Coffee 01, um protótipo da marca. Fundada em 2016, a WEY é a mais recente marca de SUV premium da Great Wall Motor (GWM), que entrou no mercado europeu no quarto trimestre de 2022.
Esta marca tem como visão aglutinar o premium, design contemporâneo, funcionalidade e tecnologia de ponta. Para isso contam com uma equipa de 1.600 designers e investigadores da GWM. Com este SUV a marca pretende trilhar novos caminhos com um híbrido plug-in de alto desempenho e com uma autonomia totalmente elétrica de 146 km, um motor 2.0 e dois motores elétricos.
Segundo também o que nos foi mencionado pelo responsável de desenvolvimento da marca – Alex – a sua linha de acabamento de entrada disponível inclui a maioria dos recursos premium que noutros automóveis são opção.
Com uma potência de 476cv, o Coffee 01 possui os sistemas tradicionais de segurança a par de um grande head up display com realidade aumentada, reconhecimento facial, controlo gestual e três écrans (um a servir de painel de instrumentos, outro ecrã central e um outro similar ao da Jaguar com o sistema de AC).
O motor é um 2.0 com caixa de 9 velocidades que garante uma autonomia de 800 quilómetros e uma velocidade máxima de 235km/hora com 8 modos de condução distintos num modelo que garantiu 5 estrelas no Euro NCAP.
Segundo os engenheiros da marca o centro de gravidade do modelo é bastante baixo o que lhe garante um comportamento muito eficaz em estrada, algo que não pudemos comprovar dado que o percurso se restringiu ao resort.
O preço previsto na Alemanha é de entre 55 mil e 59 mil euros (versão de luxo com Identificação biométrica (função de deteção de vida), Head-up Display de Realidade Aumentada, Bancos em Alcantara®, pele sintética …).
Do que nos foi permitido observar e testar (não era permitido conduzir o protótipo), o Wey é de facto uma viatura com um design cativante e imponente, com uma qualidade percecionada e sentida muito interessante. Quase todos os materiais são suaves ao toque e o desenho do interior cativa pela elegância, pelo design, diria até muito similar ao da Jaguar nalguns aspetos, a que se juntam uns bancos que esteticamente têm um belo efeito e em utilização são confortáveis, envolventes e com bom apoio lateral.
No curto percurso onde pode ser experimentado e mesmo revelou-se muito estável, confortável, com boa insonorização e bom comportamento. Quando “provocado” os 476cv fazem-se sentir e a estabilidade não sai comprometida.
Embora tenha sido curto, retive do mesmo que a marca foi buscar vários elementos distintivos e diferenciadores ao que de melhor a indústria faz e, conseguiu com isso criar um produto extremamente interessante e cativante, até mesmo no preço final.