Exames nacionais: procura por explicações dispara com novas regras. Preço médio sobe para 21 euros por aula
A procura por explicações focadas na preparação para os exames nacionais está a registar um aumento de 65% este ano letivo, em comparação com o ano anterior, no seguimento das recentes alterações nas regras de conclusão do ensino secundário, revelaram esta segunda-feira dados recolhidos pela ‘Fixando’.
De acordo com a análise da plataforma de contratação de serviços, este aumento é maioritariamente motivado pela reintrodução da obrigatoriedade de realizar três exames para a conclusão do ensino secundário, com o de Português a ser obrigatório e os restantes de escolha livre. Segundo os dados, 84% dos pedidos de explicações para exames nacionais são de alunos do 12º ano, com destaque para as disciplinas de Português (38%) e de Matemática (20%).
Nas explicações de Português, 68% dos pedidos vêm de alunos do 12º ano, com a preparação para os exames a ser o motivo mais apontado para a contratação destas aulas de apoio. “Este ano letivo, muitos estudantes mostram uma preocupação crescente com a necessidade de manter boas médias escolares, essenciais para o acesso ao ensino superior. Além disso, a ênfase na preparação para exames surge como uma estratégia para colmatar lacunas de aprendizagem acumuladas ao longo dos anos anteriores, em disciplinas críticas como Português e Matemática”, explicou Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da ‘Fixando’.
Entre os alunos que procuram explicações para exames nacionais, mais de metade (53%) recorre a sessões mais de uma vez por semana. Um reflexo, segundo vários explicadores, do nível de empenho e preparação intensiva para alcançar as notas ambicionadas. Quanto ao custo médio por aula de preparação para exames, subiu para 21€ este ano, em comparação com os 18€ registados em 2023.
“Na disciplina de Português, os alunos procuram, essencialmente, melhorar a redação e a interpretação textual”, frisou Cristina Dias, explicadora de Matemática. “Já na Matemática, noto que os alunos enfrentam desafios adicionais, como a necessidade de uma compreensão mais profunda dos conceitos, muito além da memorização mecânica.”
A explicadora destacou ainda que o aumento da procura está relacionado com as exigências crescentes do currículo e a pressão para um bom desempenho escolar. “O rigor necessário em disciplinas como Português e Matemática, combinado com a necessidade de médias elevadas para o acesso ao ensino superior, tem levado os alunos a procurar apoio externo para se sentirem mais confiantes e preparados.”
Em Matemática, 46% da procura por explicações recai sobre o ensino secundário. A necessidade de consolidar bases e desenvolver raciocínios avançados reflete-se no aumento do número de explicações frequentes, com 64% dos estudantes a optarem por mais de uma sessão semanal.
Para a Academia Eddi – Educação Digital, a obrigatoriedade de novos exames de conclusão é um dos fatores determinantes desta procura, sobretudo na área de Português, enquanto a Matemática, embora não obrigatória, continua a ser central na preparação de muitos alunos devido à sua relevância em cursos superiores.
A academia também sublinhou que o défice de conhecimentos transmitidos nas escolas, agravado pela falta de professores, é um dos motivos que leva os encarregados de educação a recorrer cada vez mais a explicações.
Carolina Domingues, explicadora de várias disciplinas, alerta também para “um ensino muito mais padronizado e que dificilmente cobre todas as dificuldades dos alunos seja por falta de tempo para um programa extensivo ou por turmas com um grande número de alunos que impossibilita a articulação de um ensino geral e simultaneamente direcionado às dúvidas de cada um (o que as sessões de explicações podem oferecer)”.