Exames nacionais: Mais de 75% dos pedidos de revisão resultaram em subida da nota

Na 1.ª fase de exames nacionais, em mais de três quartos das provas que foram alvo de um pedido de reapreciação da classificação, as notas subiram. Por outro lado, em 8% dos pedidos o resultado foi o contrário ao esperado, uma descida da classificação.

De acordo com os dados do Júri Nacional de Exames, cedidos ao Correio da Manhã pelo Ministério da Educação, registaram-se 4080 pedidos de reapreciação de prova face a exames nacionais de 1.ª fase. 3855 correspondiam a provas do ensino secundário, e 225 respeitavam a provas do 9.º ano. Em 3109 provas (75%) da provas reavaliadas as notas subiram, em 321 (8%) desceram e em 633 foi mantida a classificação inicial.

Matemática A foi a prova com mais pedidos de reavaliação da classificação de prova, seguida pelas de Biologia e Geologia e Física e Química A.

Os números revelam que Geometria Descritiva A foi a prova, de entre as 10 com mais pedidos, em que a classificação subiu numa maior percentagem dos pedidos: 90%. Segue-se Matemática do 9º ano (88,4%) e Matemática A (86,2%).

Por outro lado Português foi a disciplina em que maior percentagem dos pedidos de reavaliação de prova resultaram numa descida da classificação: em 13,7% dos casos. Em biologia e Geologia a percentagem foi de 9,4% e filosofia (8,8%).