Ex-presidente da AG da Liga Portugal investigado pelo Ministério Público por fraude à Segurança Social

Mário Costa, antigo presidente da Assembleia Geral da Liga Portugal, está a ser investigado pelo Ministério Público por fraude à Segurança Social – de acordo com o ‘Jornal de Notícias’, o empresário, dono de um escritório de contabilidade em Felgueiras, “é suspeito de fazer retenção dos descontos para a Segurança Social, nos recibos do funcionários e não entregar os valores ao Estado”.

O empresário será devedor de cerca de 250 mil euros à Segurança Social, num processo sob investigação há vários meses e que terá tido início depois de uma averiguação da unidade criminal da Segurança Social distrital do Porto à empresa em Felgueiras.

Mário Costa foi também constituído arguido no caso de alegado tráfico de menores da Bsports Portugal. Em comunicado, o SEF anunciou que foram constituídos arguidos dois cidadãos portugueses e cinco sociedades. A operação ‘El Dourado’ realizou-se a 12 de junho último, tendo sido sinalizadas “47 vítimas de tráfico de pessoas”, das quais 36 menores e nove adultos.

O SEF acrescenta que foram colocados sob proteção do Estado português. Os menores foram acolhidos em instituições da Segurança Social, por indicação da CPCJ e do Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Famalicão. No total, foram identificados 85 estrangeiros, entre adultos e menores. Nestas buscas “foram apreendidos documentos, nomeadamente passaportes e cartões de residência que não estavam na posse dos seus titulares”. Estiveram envolvidos nesta operação 52 elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, acompanhados de uma magistrada do Ministério Público, que coordenou a operação.