Ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros é condenada por desobediência e injúrias agravadas

Ana Rita Cavaco, ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, foi condenada esta quinta-feira por desobediência e injúrias agravadas, com o tribunal a dar como provado que impediu uma investigação à Ordem exigida pelo Ministério da Saúde – Jorge Baltasar e Alexandre Oliveira, ambos ligados à Ordem à época dos factos, também foram condenados pelo mesmo crime.

Em causa está o facto da antiga bastonária ter recusado a entrada dos inspetores da Inspeção-Geral de Atividades em Saúde, em maio de 2019, para uma sindicância pedida pelo Ministério da Saúde, e ainda por ter insultado os inspetores.

Ana Rita Cavaco vai ter de pagar uma multa de 1700 euros: já Alexandre Oliveira uma multa de 900 euros e Jorge Baltasar de 720 euros.

O caso remonta a 8 de maio de 2019, quando os inspetores foram à sede da OE em Lisboa. Segundo o MP, Ana Rita Cavaco, bastonária desde 2016, terá mandado sair do edifício, “aos gritos”, os inspetores. Estes acataram, mas regressaram no mesmo dia, com a PSP. A bastonária já ali não estava.

Ex e atual bastonário dos enfermeiros vão a tribunal por peculato e falsificação: responsáveis terão embolsado 60 mil euros em quilómetros falsos

Ler Mais