Eurowind constrói primeira central solar em Portugal. Unidade deverá produzir eletricidade para 14 mil famílias
A Eurowind Energy, empresa de energias renováveis sediada na Dinamarca, já começou a construir aquela que será a sua primeira central solar em território português.
O projeto será instalado no concelho de Alenquer e deverá começar a produzir no terceiro trimestre do próximo ano, devendo produzir eletricidade suficiente para abranger acima de 14 mil famílias, segundo revelou o Eurowind Energy num comunicado enviado à imprensa.
A central estará equipada com 40.741 painéis fotovoltaicos de tecnologia bifacial do fornecedor Longi Solar, com eixos seguidores (que vão orientando os painéis ao longo do dia para maximizar a sua exposição solar). A unidade irá ocupar 30 hectares e deverá produzir eletricidade suficiente para cobrir o consumo de mais de 14 mil famílias.
O diretor da Eurowind para o Sul da Europa, Pedro Pereira, refere que será apenas o primeiro projeto da referida empresa em Portugal, tendo já uma carteira de projetos que deverá avançar com novas centrais no próximo ano.
De acordo com o ‘Expresso’, o projeto Triana foi comprado à empresa de energias renováveis fundada por Pedro Bastos Rezende e João Talone ‘Hyperion’.
A central solar começou a ser construída em outubro, após a conclusão da compra em abril deste ano, esclareceu a Eurowind Energy.