Europa tem “dois ou três anos” para se preparar para uma guerra com a Rússia, avisa Noruega

O chefe das Forças Armadas da Noruega, o general Eirik Kristoffersen, alerta que os países europeus devem estar preparados para a real possibilidade de um conflito de grande escala com a Rússia, que poderá acontecer já nos próximos “dois a três anos”.

O responsável alertou que restam apenas “alguns anos” para que se desenvolvam planos de defesa nacionais que enfrentem a ameaça colocada pela Rússia.

“A atual janela de oportunidade só vai ficar aberta por um ou dois anos, talvez três, que é quando teremos de investir ainda mais na nossa defesa. Mas temos pouco tempo. Não sabemos o que será da Rússia dentro de três anos. Temos de preparar uma defesa nacional forte para podermos enfrentar um mundo incerto e imprevisível”, indicou Kristoffersen, citado pela agência de notícias NTB.

O líder militar sustentou que a população norueguesa, assim como de outros Estados-membros da ato, devem preparar-se para o combate e estar um passo à frente de Moscovo, que já assumiu uma economia de guerra”.

“A população norueguesa deve pensar sobre o seu estado de preparação. Recomendamos que toda a gente tenha três dias [ de mantimentos guardados em casa] para conseguirem sobreviver, mais bens no caso de se tratarem de pessoas vulneráveis”, aconselhou.