Europa em alerta: Autoridades de saúde da UE aconselham Estados-membros a prepararem vacinação contra a varíola dos macacos

Os responsáveis na área da saúde da União Europeia vão aconselhar os Estados-membros a prepararem uma estratégia de vacinação para enfrentarem o surto de varíola dos macacos, adianta o Daily Mail.

Bruxelas vai publicar uma avaliação de risco que vai aconselhar todos os Estados-membros a elaborar uma estratégia de inoculação para controlar a propagação do vírus.

Não existe vacina contra a varíola dos macacos, mas a vacina contra a varíola é 85% eficaz para travar uma infeção por varíola dos macacos.

A vacina em causa chama-se Imvanex e a sua utilização não foi aprovada contra a varíola dos macacos na Europa, apenas contra a varíola.

Este conselho de Bruxelas surge numa altura em que os especialistas advertem que os países poderão implementar restrições de viagens semelhantes às impostas com a pandemia de Covid-19, isto caso a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare o surto de varíola dos macacos uma emergência sanitária.