Euro no bom caminho para maior valorização face ao dólar desde 2013

O dólar está a perder terreno face ao euro. E esta não é uma vitória isolada. O euro soma já sete dias consecutivos de vitórias. Esta é, segundo a “CNBC”, a valorização mais longa desde Dezembro de 2013.

Nesta quarta-feira, o euro negociava a 1,1193 dólares, o que representa uma subida de 2%.

Já o dólar continua a desvalorizar em relação à maioria das moedas, devido ao risco sentido pelos investidores. A depreciação do dólar nos últimos dias está também a ser alimentada quer pelo optimismo quanto à reabertura das economias ocidentais, depois de um período de bloqueios devido ao novo coronavírus, como pelas expectativas de novas medidas de estímulo monetário por parte dos bancos centrais.

O euro registou, nos últimos dias, uma valorização, sobretudo depois de a Comissão Europeia ter proposto, na semana passada, um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para apoiar o relançamento da economia da União Europeia no pós-Covid-19.

A presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, prevê que deste montante – que a própria Comissão deve assegurar nos mercados – 500 mil milhões de euros sejam canalizados para os Estados-membros, através de subsídios a fundo perdido. Os restantes 250 mil milhões serão concedidos como empréstimos.

A Goldman Sachs, uma das mais influentes instituições financeiras do mundo, considera que este fundo deverá «contribuir em grande escala para reforçar a difícil arquitectura fiscal da região».

Numa nota citada pela “CNBC”, a eurodeputada francesa Kamakshya Trivedi e Zach Pandl, co-dirigente do Goldman Global FX, afirmou que se o Fundo de Recuperação encontrar apoio entre os Estados-Membros da UE, poderá representar «um passo importante para uma maior coordenação da política fiscal na região».

Ler Mais





Comentários
Loading...