EUA: Supremo Tribunal reverte decisão e mantém Trump nos boletins de voto das primárias

Esta segunda-feira, o Supremo Tribunal dos EUA reverteu a decisão judicial que tinha determinado que o nome de Donald Trump fosse retirado dos boletins de voto das eleições primárias no estado do Colorado.

Recorde-se que o Supremo Tribunal do Colorado tinha decidido retirar o nome do ex-presidente, considerando que estava impedido de se candidatar às primárias neste estado, por ter tido um papel de relevo na invasão do Capitólio dos EUA, a 6 de janeiro de 2021, que os juízes consideraram uma ato de “insurreição” contra as instituições democráticas norte-americanas.

A decisão do Supremo dos EUA vem agora manter o nome de Trump nos boletins de voto, e chega mesmo no dia antes da ‘super terça-feira’ das eleições primárias, em que 16 estados norte-americanos vão a votos para escolher qual o candidato do Partido Republicano e do Partido Democrata que querem ver na corrida à Casa Branca.

A reversão foi tomada por unanimidade, sendo que os nove juízes consideraram que essa decisão cabe ao Congresso dos EUA, e não a cada um dos estados.

Caem assim este e outros ‘travões’ semelhantes que alguns estados reclamavam quanto a Trump, que agora tem ‘caminho livre’ nas eleições, sendo que é apontado como o candidato mais provável a encabeçar a candidatura republicana, cotra o democrata Joe Biden.

Nas redes sociais, Trump já reagiu e, na Truth Social, escreveu que foi “uma grande vitória para a América”.

Ler Mais