Netflix e Spotify podem ajudar a alertar para catástrofes

Na eventualidade de um ataque nuclear, os legisladores norte-americanos querem que plataformas de streaming como a Netflix ou Spotify enviem uma mensagem de alerta aos seus utilizadores. O projecto-lei, ainda em discussão, abrange todo o tipo de emergências a nível local ou nacional, tendo recebido a designação “Reliable Emergency Alert Distribution Improvement”, ou READI.

De acordo com o READI, os serviços de streaming são obrigados a transmitir alertas que façam parte do sistema nacional de emergências (EAS) – e que podem ir de ataques nucleares contra os EUA a cheias ou terramotos. A ideia já não é nova mas volta a ganhar força depois de, no ano passado, ter circulado um falso alerta relativamente à possibilidade de o Havaí ser alvo de um ataque de mísseis.

Em declarações reportadas pela Fast Company, o senador Brian Schatz explica que algumas pessoas não chegaram a receber o aviso nos seus telefones e que outras não tiveram oportunidade de o ouvir na rádio ou televisão. «Apesar de ter sido falso alarme, o alerta de míssil expôs falhas reais na forma como as pessoas recebem os alertas de emergência», explica o senador, adiantando que em casos verdadeiros os alertas podem salvar vidas.

A mesma publicação sublinha que a aposta nos serviços de streaming para ajudar a resolver o problema pode fazer todo o sentido tendo em conta o declínio da rádio e televisão – especialmente, junto dos mais jovens. Além disso, estas plataformas estão disponíveis num número alargado de equipamentos.






Comentários
Loading...