EUA preparam retirada de cidadãos americanos no Líbano devido ao risco de conflito com Israel

O Pentágono está a mover ativos militares americanos para mais perto de Israel e do Líbano para estar pronto para evacuar cidadãos americanos conforme se intensificam os combates entre Israel e Hezbollah, referiram, à ‘NBC News’, três autoridades de Defesa dos Estados Unidos.

O ‘USS Wasp’, um navio de assalto anfíbio, e fuzileiros navais da 24ª Unidade Expedicionária, que é capaz de operações especiais, mudaram-se para o Mediterrâneo esta quarta-feira para se juntar ao navio de desembarque ‘USS Oak Hill’ e a outro navio no seu grupo anfíbio pronto, de acordo com o Corpo de Fuzileiros Navais. O ‘Wasp’ operará no Mediterrâneo Oriental para estar pronto para uma partida militar assistida e outras missões.

A medida ocorre num momento em que as tensões continuam a aumentar e os incêndios transfronteiriços entre Israel e o Hezbollah no Líbano sobem de intensidade: as autoridades dos EUA estão cada vez mais preocupadas com a possibilidade de Israel realizar ataques aéreos e uma possível ofensiva terrestre no Líbano nas próximas semanas, disseram as autoridades.

Apesar da pressão da administração Biden, Telavive permanece firme no seu desejo de ir atrás do Hezbollah no Líbano: Israel espera criar uma zona de proteção de pelo menos 16 quilómetros acima da fronteira libanesa, explicaram as autoridades dos EUA e de Israel.

Israel quer afastar o Hezbollah da fronteira e está a pressionar por uma solução diplomática, mas se isso não funcionar, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão prontas para usar a força, garantiu Telavive.