EUA: Identificado polícia que alvejou Jacob Blake. Detenção em nova noite de protestos

Foi identificado o polícia que alvejou Jacob Blake, o jovem norte-americano negro que foi alvejado sete vezes pelas costas e à queima-roupa em frente aos seus filhos, no domingo, dia 23, em Kenosha, no estado do Wisconsin, Estados Unidos.

O oficial foi identificado pelo Procurador-Geral de Wisconsin, Josh Kaul, avança a ‘BBC’. Os agentes encontraram apenas uma faca no carro de Blake, acrescentou.

Todos os agentes envolvidos no caso foram colocados em licença administrativa.

O polícia que deixou Jacob Blake paralisado da cintura para baixo e a “lutar pela vida” é Rusten Sheskey. Está no Departamento de Polícia de Kenosha há sete anos, informou Josh Kaul, que actualizou os jornalistas sobre a investigação em curso sobre o tiroteio, que também partilhou no Twitter.

De acordo com informações actualizadas em conferência de imprensa, a polícia foi chamada à residência de uma mulher onde, alegadamente, um ex-companheiro seu estaria presente sem o seu consentimento. Quando chegou ao local, terá tentado usar um ‘taser’ para deter Jacob, mas sem sucesso. Depois de Blake ter aberto a porta do seu carro, onde tinha uma faca, o agente Sheskey disparou sete tiros contra as costas de Blake. Três oficiais estiveram envolvidos, mas “nenhum outro agente disparou a sua arma”, disse o Procurador-Geral de Wisconsin.

Detenção em nova noite de protestos

O tiroteio provocou uma nova onda de protestos na América, alguns dos quais violentos, contra o racismo e contra o uso da força pela polícia norte-americana sobre cidadãos negros.

Esta quarta-feira, um adolescente foi preso, suspeito de ter matado duas pessoas. De acordo com a agência Reuters, Kyle Rittenhouse, um jovem branco de 17 anos, foi acusado de “homicídio doloso em primeiro grau”.

Além das duas pessoas alvejadas, uma terceira pessoa também foi baleada, mas sofreu ferimentos que não foram fatais, como indica a reportagem da ‘CBS’.

Na quarta-feira à noite, o Presidente Donald Trump escreveu no Twitter que ia mobilizar membros da polícia federal e da Guarda Nacional para Kenosha.

“Não vamos tolerar saques, incêndios criminosos, violência e ilegalidade nas ruas americanas. A minha equipa acabou de falar com o governador Evers, que concordou em aceitar assistência federal (Portland deveria fazer o mesmo!)…”, escreveu Trump.

Como forma de protesto contra o tiroteio de Jacob Blake, a NBA adiou os playoffs depois de a equipa de Wisconsin, os Milwaukee Bucks, terem boicatado o jogo, recusando-se a sair dos balneários.

Ler Mais





Comentários
Loading...