EUA: Forever 21 pede protecção de falência
A retalhista de moda Forever 21 entra com pedido de protecção do Capítulo 11 contra falência nos EUA. Um passo para reorganizar o negócio e reposicionar a marca.
A empresa planeia “sair da maioria dos locais internacionais na Ásia e na Europa”, mas continuará a operar no México e na América Latina, avança a BBC. A empresa espera fechar até 350 lojas em todo o mundo, disse porta-voz da marca à BBC, incluindo 178 lojas nos EUA.
A Forever 21 vende roupas e acessórios e compete com marcas como Zara e H&M. Mas alguns analistas dizem que a retalhista Forever 21, fundada em 1984, perdeu o rumo nos últimos cinco anos e perdeu o interesse por parte dos jovens compradores americanos à procura de roupas relativamente baratas. A empresa também, como muitas tradicionais, lutou contra a crescente concorrência de rivais online.
A protecção do Capítulo 11 adia as obrigações de uma empresa americana para com os seus credores, dando-lhe tempo para reorganizar as dívidas ou vender parte do negócio. Um porta-voz da Forever 21 disse que a retalhista espera ter entre 450 e 500 lojas em todo o mundo após este processo, abaixo do total actual de cerca de 800. A Forever 21 anunciou na semana passada que sairia do Japão em Outubro devido a “vendas lentas continuadas”. A empresa com sede na Califórnia forneceu poucos detalhes do fecho noutros mercados. Neil Saunders, director-geral da GlobalData Retail, disse: “A entrada da Forever 21 na falência do Capítulo 11 é uma consequência da mudança de tendências e gostos no mercado de vestuário e de erros da empresa”. Acrescentando que, além de enfrentar a concorrência de empresas como a H&M, também tem havido falta de clareza e diferenciação por parte da marca.
A retalhista tentou tranquilizar os seus clientes numa carta pública este domingo, esclarecendo que “as lojas estão abertas” e “continuará a parecer um dia normal”.”Isso não significa que estamos a fechar os negócios – pelo contrário, pedir protecção contra falência é um passo deliberado e decisivo para nos colocar num caminho de sucesso no futuro”. Como parte do processo do Capítulo 11, a empresa diz que obteve 275 milhões de dólares em financiamento de credores existentes e 75 milhões de dólares em novo capital.