EUA/Eleições. Processo de transição deve ser posto em prática esta semana, diz conselheiro de Biden
Donald Trump continua sem reconhecer a sua derrota nas eleições presidenciais americanas face a Joe Biden, o Presidente eleito dos Estados Unidos que deve criar esta semana uma estrutura para a transição de poder.
Trump escreveu no Twitter, este domingo, que “Biden ganhou porque a eleição foi manipulada”. O tweet levantou dúvidas sobre se Trump tinha finalmente reconhecido a vitória de Joe Biden.
No entanto, menos de uma hora depois, Trump sublinhou que Biden só tinha ganho aos olhos das “notícias falsas dos meios de comunicação”. “Eu não admito nada”, acrescentou, sublinhando que ainda havia “um longo caminho a percorrer”.
Entretanto, a equipa de Biden permanece calma. Entrevistado no programa da NBC, chamado “Meet the Press”, o chefe de gabinete de Biden, Ron Klain, disse que “os tweets de Donald Trump não fazem de Joe Biden presidente ou não presidente”. O povo americano fez isso”, disse.
O conselheiro veterano foi mais longe e declarou que o governo federal, através da Administração dos Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês), deve sem falta, esta semana, criar a estrutura para a transição de poder, de modo a que os Democratas possam começar a receber relatórios de segurança nacional e planear a resposta à pandemia.
No dia 7 de novembro as projeções dos principais órgãos de comunicação social do país deram como vencedor das eleições presidenciais Joe Biden. Trump, no entanto, não reconhece a derrota e continua a difundir teorias conspirativas sobre uma suposta fraude eleitoral, sem nunca apresentar provas.
Até à data Trump apenas logrou pequenas vitórias nos tribunais, sucedendo-se reveses como o de sexta-feira em dois tribunais da Pensilvânia, onde seis processos apresentados pela sua campanha eleitoral foram indeferidos.