EUA/Eleições: Macron elogia “coragem” e “sentido de dever de Biden”

O Presidente francês, Emmanuel Macron, elogiou hoje a “coragem” e o “sentido de dever” de Joe Biden, que anunciou domingo o abandono da corrida às eleições presidenciais norte-americanas de novembro.

“Aprecio a coragem, o espírito de responsabilidade e o sentido do dever que o levaram a esta decisão”, afirmou Macron, segundo os excertos de uma carta dirigida a Biden e divulgados pelo Palácio do Eliseu.

Na carta, Macron lembrou a participação de ambos nas comemorações dos 80 anos do Dia D, o desembarque de tropas na Normandia decisivo para o final da II Guerra Mundial, e manifestou o desejo para que se mantenha o “espírito de parceria entre os dois lados do Atlântico”.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou a desistência da corrida às eleições presidenciais, justificando com o interesse do Partido Democrata e do país e afirmou que pretende terminar o mandato.

O líder dos Estados Unidos disse ter “a maior honra” da sua vida nas funções que ocupa há quase quatro anos, porém cedeu às pressões do seu próprio partido após o mau desempenho no primeiro debate televisivo, em junho passado, da corrida à Casa Branca contra o antigo Presidente (2017-2021) e candidato republicano, Donald Trump.

Pouco depois de ter anunciado a sua desistência, o Presidente norte-americano declarou o seu “apoio total” à sua vice-Presidente, Kamala Harris, como candidata presidencial do Partido Democrata às eleições de 05 de novembro.

Ler Mais