EUA/Eleições. Biden seria melhor Presidente que Trump em caso de guerra, indica sondagem
Mais eleitores americanos confiariam no candidato presidencial democrata, Joe Biden, do que no atual Presidente, Donald Trump, para liderar os Estados Unidos caso o país entrasse em guerra, de acordo com uma nova sondagem realizada duas semanas antes das eleições.
A sondagem Redfield & Wilton Strategies, realizada em nome da Newsweek, revelou que 44% dos inquiridos pensam que o antigo Vice-Presidente Biden “encarna melhor a capacidade de liderar os Estados Unidos durante uma guerra”.
Já 37% escolheram Trump e 19% disseram não saber quem seria o melhor. A sondagem online foi conduzida entre 17 e 18 de Outubro e inquiriu 3150 eleitores americanos recenseados.
Tanto os homens como as mulheres que responderam escolheram Biden em vez de Trump. Das mulheres inquiridas, 44% disseram que Biden seria um melhor líder em tempo de guerra, em comparação com as 35% que escolheram Trump. Entre os homens, 44% escolheram novamente Biden, contra os 40% que preferiram Trump.
Biden também se saiu melhor em todos os grupos etários. A faixa mais ‘pró-Biden’ foi entre os 18 e os 24 anos: 47% escolheram o candidato democrata, e 30% escolheram Trump.
O democrata também se destacou entre os eleitores de todos os níveis educacionais e de todos os grupos religiosos, à exceção dos protestantes, que escolheram Trump por 49% para os 37% de Biden. Os judeus, muçulmanos, budistas e hindus que responderam favoreceram a potencial liderança de Biden, em detrimento de Trump.
Aqueles que votaram em Donald Trump nas últimas eleições, em 2016, favoreceram fortemente o Presidente (81%), apoiando-o como líder em tempo de guerra, em vez de Biden. Já aqueles que votaram em Hillary Clinton, há quatro anos, apoiaram fortemente Biden, com 82% a escolhê-lo em vez de Trump.