EUA/Eleições: Biden é mais popular do que Obama em 2008, revela nova sondagem

O candidato democrata Joe Biden está a liderar as sondagens na fase final da ‘corrida’ não só em relação a Trump, mas comparando também com a candidata democrata das eleições de 2016, Hillary Clinton, e ainda com Barack Obama, que Biden ‘serviu’ como Vice-Presidente em 2008.

Nas sondagens a nível nacional, Joe Biden tem uma popularidade de 51,5%, isto é, mais de metade dos inquiridos diz que vai votar no candidato democrata. O ex-Presidente Obama não chegou a atingir os 50% nas sondagens agregadas, ainda assim foi reeleito em 2008. E 19 dias antes das eleições nos últimos três ciclos, nenhum candidato atingiu os 50%, como Biden atinge atualmente.

De acordo com o FiveThirtyEight, que se dedica a sondagens, a vantagem de Biden é agora tão grande que não se espera que o colégio eleitoral entre em jogo. Embora a probabilidade de ganhar não seja tanto sobre a eleição como sobre a exatidão da votação, as 40.000 simulações do site fizeram Biden ganhar em 87% das vezes, frequentemente por mais de 400 votos eleitorais.

O caminho plausível para uma vitória de Trump, agora, é “tirar um coelho eleitoral do chapéu” tal como aconteceu em 2016, quando venceu Hillary Clinton.

Biden tem uma percentagem mais elevada de votos agora do que no final dos dois ciclos anteriores. No entanto, os “estados de vantagem” tendem a ser decisivos para um dos candidatos, tal como aconteceu nas últimas eleições presidenciais, há quatro anos.

O ex-Vice-Presidente está a retirar 48,7% da amostra neste tipo de estados, em comparação com apenas 44,2% para Clinton, em 2016.

Uma sondagem divulgada esta quarta-feira mostra uma vantagem recorde de Joe Biden sobre Donald Trump, na fase final da ‘corrida’. O candidato democrata lidera por 17 pontos.

Trump reconheceu a sua preocupação com as sondagens durante um comício em Iowa esta quarta-feira à noite. “Estou um pouco preocupado, digo-vos isso”, reconheceu. Mais tarde, no Twitter, o atual Presidente dos Estados Unidos apelou aos votos dos eleitores no estado da Califórnia, chegando a perguntar “O que raio têm a perder?”.

As eleições presidenciais americanas têm data marcada para 3 de Novembro.

Ler Mais





Comentários
Loading...