EUA e Europa monitorizaram mal mais de mil milhões de dólares em armas entregues à Ucrânia, acusa relatório: armas podem ter sido roubadas

As autoridades europeias e americanas acompanharam mal a ajuda militar à Ucrânia no valor de mais de mil milhões de dólares (mais de 910 milhões de euros), o que criou preocupações de que as armas possam ter sido roubadas, segundo indicou um relatório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Pouco mais de mil dos estimados 1,69 mil milhões de dólares em armas enviadas para Kiev são considerados “suspeitos”, causado pela “incapacidade de manter a responsabilidade completa” do inventário “nas bases de dados do Governo”, indicou o organismo, salientando que o não rastreamento das armas “pode aumentar o risco de roubo ou desvio”.

O relatório observou ainda que os esforços futuros para rastrear os envios para a Ucrânia “serão difíceis à medida que o inventário continua a mudar”, enquanto “a precisão e a integridade provavelmente só se tornarão mais difíceis com o tempo”.

Os Estados Unidos terão enviado, até ao momento, 39.139 armas para a Ucrânia, segundo revelou o jornal americano ‘The New York Times’, embora não seja claro quantas terão sido afetadas por erros no rastreamento.

Os EUA enviaram pouco mais de 44,2 mil milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia desde que a Rússia lançou a sua invasão em 2022, indicou o Departamento de Estado. Entre as remessas militares estavam incluídos mísseis antitanque, mísseis terra-ar, drones, mísseis de médio alcance e dispositivos de visão noturna.

O Pentágono alertou, em outubro de 2022, que criminosos, combatentes voluntários e traficantes de armas tinham roubado armas fornecidas por países ocidentais à Ucrânia. De acordo com o inspetor-geral, a capacidade de rastrear os envios de equipamento dos EUA para a Ucrânia enfrentava “desafios” devido à presença militar americana limitada no país. Segundo indicou a ‘CNN’, a administração Biden estava disposta a arriscar perder o controlo dos envios de armas desde que alguns carregamentos chegassem às mãos certas.

Ler Mais





Comentários
Loading...