EUA: Câmara dos Representantes vota hoje nova versão do plano de estímulos de Biden

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos vai votar esta quarta-feira uma nova versão do plano de estímulo da economia no valor de 1,9 biliões de dólares, o chamado “American Rescue Plan Act of 2021”. O plano já foi aprovado, mas voltou a ser analisado depois de sofrer algumas modificações no Senado.

De acordo com o líder da maioria da Câmara dos Representantes, Steny Hoyer, trata-se de “um passo crucial para colocar a economia dos EUA de volta aos eixos e para ajudar as famílias americanas que estão a passar por dificuldades” durante a pandemia. Segundo o líder democrata, o debate no plenário vai culminar na votação do plano de estímulo económico.

Os democratas estão a preparar a votação final sobre o pacote de ajuda do Presidente Joe Biden. A medida vai, depois, ser implementada em menos de oito semanas, de acordo com o Politico. “Vamos aprová-lo, vai ser assinado até ao dia 14 de março e vamos conseguir dar alívio às pessoas”, disse o deputado Pete Aguilar, um membro da liderança democrata.

O objetivo é que o projeto de lei seja aprovado rapidamente para que Biden o possa assinar até ao dia 14, antes da prevista suspensão dos atuais subsídios de desemprego.

A Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, está confiante de que o projeto terá os votos suficientes para ser implementado. Trata-se de um dos maiores projetos de lei de ajuda económica do Congresso de sempre. Os democratas terão de ‘lutar’ com a oposição do Partido Republicano, que considera o plano um desperdício de dinheiro para os aliados liberais dos democratas.

O pacote financeiro, com despesas totais previstas equivalentes a quase um décimo do tamanho de toda a economia dos Estados Unidos, é a prioridade do Presidente. “Esta nação sofreu demasiado durante demasiado tempo”, disse Biden, sublinhando que tudo “foi concebido para aliviar o sofrimento e satisfazer as necessidades mais urgentes da nação”.

Ler Mais