EUA anunciam novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de mais de 200 milhões de euros

Joe Biden anunciou esta sexta-feira mais um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 225 milhões de dólares (cerca de 206 milhões de euros), indica a publicação ‘EuropaPress’. O presidente americano esteve reunido com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em França, onde se deslocaram no âmbito do 80º aniversário do desembarque da Normandia.

“Nunca os abandonaremos”, promete Biden a Zelensky, a quem pediu desculpas pelo atraso na aprovação da nova ajuda no Congresso. “Tivemos problemas em aprovar o projeto”, refere, aludindo ao bloqueio dos republicanos.

“Não desistiu, não cedeu de forma alguma. Continua a lutar de uma forma que é extraordinária”, elogia Biden perante Zelensky, que agradeceu o “tremendo apoio” dos Estados Unidos durante a guerra, na qual já atribuiu meia dúzia de pacotes de ajuda.

“Contamos com o seu apoio contínuo para nos acompanhar ombro a ombro”, reforça o presidente ucraniano, que agradeceu igualmente à vice-presidente americana, Kamala Harris, pela presença na cimeira suíça da próxima semana.

Apesar de Joe Biden ter explicado que este último pacote de ajuda concentra-se na reconstrução da rede elétrica danificada pelo bombardeamentos russos, no entanto alguns meios de comunicação sugerem que inclui também defesas antiaéreas e diversas armas.




Comentários
Loading...