EUA anunciam dois novos pacotes de apoio militar à Ucrânia de mais de 1,57 mil milhões de euros

O Governo dos Estados Unidos anunciou dois novos pacotes de ajuda à Ucrânia avaliado em 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,57 mil milhões de euros), que incluem armas e outro tipo de equipamentos que as tropas ucranianas “precisam urgentemente na sua defesa contra a agressão russa”.

O Departamento de Defesa dos EUA informou que o pacote inclui 1,5 mil milhões de dólares em financiamento para contratos de longo prazo através da iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia e 200 milhões de dólares em ajuda militar imediata.

De acordo com o secretário de Estado Antony Blinken, esta dotação inclui intercetores de defesa aérea, munições de artilharia, armas antitanque, armas ligeiras, equipamento de demolição e peças sobressalentes, equipamento auxiliar, serviços de formação e transporte – além disso, “ajudará a fortalecer as defesas aéreas da Ucrânia e a reforçar as capacidades ucranianas na linha da frente”.

Volodymyr Zelensky “agradeceu profundamente ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao Congresso e aos partidos Democrata e Republicano, e ao povo americano” pelo anúncio de ambos os pacotes militares. “Hoje, testemunhei em primeira mão como esta ajuda contínua nos permite salvar vidas e proteger pessoas dos ataques russos. Mais importante ainda, esta ajuda demonstra a força e a liderança dos Estados Unidos face à agressão e ao terror”.




Comentários
Loading...