Estrangeiros estão dispostos a pagar duas vezes mais do que os portugueses para comprar casa em Lisboa

O preço mediano pago por pessoas com residência fiscal no estrangeiro para comprar uma casa em Lisboa foi duas vezes superior ao pago por residentes em Portugal no quarto trimestre de 2021. Ao passo que os compradores locais pagaram um preço mediano entre 1.858 euros e 1.969 euros por m2, os estrangeiros pagaram entre 2.547 euros e 4.283 por m2.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que nos últimos três meses do ano passado o preço de compra de casa em Portugal aumentou 3,1% face ao terceiro trimestre, para um valor mediano de 1.355 euros/m2, e 14,1%, face ao quarto trimestre de 2020.

Os preços mais elevados foram registados no Algarve (2.114 euros/m2), Área Metropolitana de Lisboa (1.904 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (1.506 euros/m2). O Baixo Alentejo e a Beira Baixa registaram descidas dos preços de -2,5% e -0,7%, respetivamente.

A procura estrangeira impulsionou os preços do imobiliário em Lisboa em 11,4% no último trimestre de 2021, o que afastou muito compradores locais, abrindo espaço ao investimento de além-fronteiras.

A capital portuguesa já era vista no estrangeiro como um destino de eleição, para férias, trabalho, estudo e residência. A pandemia, com a emergência do teletrabalho, criou um influxo de novos trabalhadores digitais em Lisboa, fazendo disparar os preços das casas e afastando muitos lisboetas para as regiões limítrofes, que começam também já a demonstrar sinais de pressão de subida dos preços.






Comentários
Loading...