“Estou confiante que vamos ultrapassar este momento difícil”: Putin já tomou posse como Presidente da Rússia

Vladimir Putin tomou hoje posse para o seu quinto mandato como presidente da Rússia, iniciando assim um novo período que se estenderá pelos próximos seis anos. Com este mandato, Putin permanecerá na presidência russa até 2030. No discurso após a cerimónia oficial, o líder russo voltou a sublinhar que o país vai “ultrapassar todas as dificuldades” que enfrenta para se tornar “autónomo e concorrencial no palco mundial.

Logo depois de poucos minutos de cerimónia, e após ser aplaudido por centenas de pessoas, Puti  agradeceu “a todos os cidadãos de todas a regiões do país”.

“Os nossos cidadãos defenderam o seu direito em fazer parte da nossa pátria, felicito todos os heróis que lutam pela nossa pátria”, disse, em referência à ‘operação militar especial’ na Ucrânia”, continuou Putin.

“No futuro, os interesses e segurança do nosso país serão o mais importante. Esta é a consolidação da vontade de milhões de pessoas e mostra a confiança que depositaram no futuro da nossa nação”.

O líder russo admite ver “os desafios” que enfrenta a Rússia. “Mas temos de defender as nossas opções, as nossas liberdades, os interesses nacionais. Estou confiante que ultrapassaremos este período difícil e os nossos projetos voltados para o desenvolvimento serão cumpridos”, salvaguardou.

Putin acrescentou que a Rússia vai “manter relações com os países que a veem como parceira”. “Não recusamos o dialogo com países do Ocidente, mas teremos de ver se estão dispostos a defender a coexistência com interesses e respeito iguais entre países”, sustentou.

Vladimir Putin defendeu: “Devemos ser autónomos e concorrenciais no palco mundial O nosso sistema político e social deve ser forte e responder a qualquer ameaça”.

“Temos a resposta a milénios de história nas nossas mãos, uma história de grandes feitos”, indicou o presidente russo, explicando a importância de passar esta noção a novas gerações de jovens russos.

“Vamos ultrapassar todas as as dificuldades que enfrentamos. Juntos venceremos”, terminou Putin.

O líder do Kremlin ascendeu à presidência em dezembro de 1999 e, desde então, tem sido uma figura central na política russa. Apenas entre 2008 e 2012, Putin esteve afastado da presidência, período em que Dmitry Medvedev ocupou o cargo. No entanto, mesmo durante esse tempo, Putin continuou a exercer uma influência significativa na Rússia, ocupando o cargo de primeiro-ministro.

Nas eleições mais recentes, em março, Putin garantiu quase 90% dos votos, num processo eleitoral marcado pela repressão à oposição e à liberdade de expressão, sendo considerado o mais severo desde os tempos soviéticos.

Ler Mais