“Estou Aqui”: Já pediu a pulseira para o seu filho?

Em 2023, foram pedidas 57.927 pulseiras do programa “Estou Aqui”, uma iniciativa criada em 2012 que ajuda a sinalizar crianças e adultos desaparecidos ou desorientados na via pública. Para isso, basta que as pessoas com uma destas pulseiras sejam encontradas pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que, por sua vez, informa as famílias e assegura o reencontro.

Saiba como funcionam estas pulseiras e como aderir ao programa.

O QUE É O PROGRAMA “ESTOU AQUI” E COMO FUNCIONA?

O programa “Estou Aqui” foi criado para ajudar a encontrar crianças e adultos que, por algum motivo, percam o contacto com os seus familiares, através de uma pulseira. Estas pulseiras possuem um código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados da PSP. Assim, quem encontre uma pessoa que tenha perdido o contacto com os familiares só precisa de contactar o 112 e informar onde se encontra, facultando o código da pulseira.

Com esta informação, a PSP contacta as pessoas identificadas nos contactos de emergência e desloca-se ao local para recolher a criança ou o adulto, de forma a garantir que estes reencontram as pessoas mencionadas no formulário de adesão.

Estas pulseiras são válidas em todo o território nacional e podem ser pedidas para pessoas residentes em Portugal, bem como para pessoas não residentes que, por exemplo, se desloquem ao País em férias.

COMO PEDIR UMA PULSEIRA?

As pulseiras para crianças podem ser pedidas online, em www.estouaqui.mai.gov.pt. Preencha todos os dados pedidos e indique todas as informações que considere relevantes, nomeadamente os contactos de emergência que devem ser feitos caso a criança seja encontrada. A pulseira pode depois ser levantada na esquadra da PSP que escolher no momento da inscrição. É durante a recolha da pulseira que é verificado se a informação disponibilizada na inscrição está completa e se associa o código alfanumérico pessoal à pulseira. O pedido de uma pulseira para um adulto deve ser feito da mesma forma, mas através do site www.estouaquiadultos.mai.gov.pt.

As pulseiras para crianças dos 2 aos 15 anos são anuais. Por isso, todos os anos deve pedir uma nova. Já as pulseiras para adultos têm a duração de dois anos. Após esse período deve ser feito um novo registo. Depois de terminada a validade, a inscrição deixa de constar do sistema. Por isso, se deseja continuar a usar esta pulseira como meio adicional de segurança, deve fazer nova inscrição.

QUANTO CUSTA A PULSEIRA?

A pulseira é gratuita.

SE PERDER UM FAMILIAR COM PULSEIRA, POSSO SABER DE IMEDIATO O SEU PARADEIRO?

Estas pulseiras não possuem qualquer tipo de localizador GPS. Se perder um familiar que possua uma destas pulseiras, deve contactar a esquadra da PSP da área onde este foi visto pela última vez e fornecer toda a informação solicitada.

POSSO ALTERAR OS DADOS FORNECIDOS DURANTE A INSCRIÇÃO?

Os dados disponibilizados na inscrição podem ser alterados ou atualizados em qualquer momento. Para que a pulseira funcione corretamente nos momentos em que for necessário é fundamental que os dados estejam permanentemente atualizados. No caso de os dados estarem incorretos ou incompletos, a responsabilidade é de quem faz a inscrição. Para atualizar os dados, deve enviar um e-mail para estouaqui@psp.pt, solicitando a atualização.

PRECISO DE SER FAMILIAR PARA INSCREVER ALGUÉM NO PROGRAMA?

As crianças entre os 2 e os 15 anos podem ser inscritas por um dos pais ou qualquer outro responsável legal da criança. É ainda possível inscrever várias crianças em simultâneo que estejam a participar em atividades, grupos desportivos ou campos de férias. Nestes casos, a pessoa responsável pelas inscrições, como um professor ou um monitor, por exemplo, deve informar o responsável legal da criança sobre a adesão e inscrição no programa, e inserir os seus contactos na mesma. Se pedida no âmbito de um grupo, o número máximo de pulseiras que podem ser pedidas são 25.

As pulseiras para adultos podem ser usadas independentemente da idade ou condição e podem ser pedidas pelo próprio utilizador ou por um terceiro, como um cuidador ou uma instituição.

QUANTAS PESSOAS POSSO INDICAR NA LISTA DE CONTACTOS DE EMERGÊNCIA?

A lista de contactos é da pessoa que faz a inscrição, e nada impede que inclua várias pessoas. No entanto, devem ser organizadas por ordem de prioridade. Se alguém pretender ser incluído, só pode fazer o pedido se autorizado pela pessoa que fez a inscrição.

O QUE DEVO FAZER SE ENCONTRAR UMA PULSEIRA PERDIDA?

Deve entregá-la numa esquadra da PSP ou enviar um e-mail para estouaqui@psp.pt, com indicação do código alfanumérico que consta da pulseira.

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