Estocolmo é a cidade mais conectada do Mundo
O Networked Society City Index 2016 dá o primeiro lugar entre as cidades mais conectadas do mundo a Estocolmo, tal como já acontecia no ano passado. O ranking elaborado pela Ericsson distingue as 41 cidades mais conectadas do Mundo tendo por base a sustentabilidade do desenvolvimento urbano e a maturidade ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Depois de Estocolmo está Londres, seguida por Singapura, Paris e Copenhaga. O top 10 é completado com Helsínquia, Nova Iorque, Oslo, Tóquio e Seul. Nenhuma cidade portuguesa faz parte do ranking. Segundo a Ericsson, o destaque relativamente a melhorias significativas vai para Barcelona, Istambul e Jacarta, ao passo que as maiores quebras pertencem a Hong Kong, Moscovo e Dubai.
A tecnológica explica estas mudanças com o nível de maturidade da implementação das TIC: cidades com níveis menos avançados de maturidade tendem a evoluir mais rapidamente do que aquelas com maior maturidade.
O Networked Society City Index 2016 oferece ainda algumas luzes sobre o futuro das cidades conectadas. Erik Kruse, responsável do Ericsson Networked Society Lab, afirma que a optimização de sistemas e comportamento existentes, como é o caso dos transportes inteligentes, não é suficiente. «Em vez disto, as cidades têm que repensar as estruturas existentes para conseguirem aproveitar todo o potencial das TIC e garantir que a componente “inteligente” é realmente sustentável. A futura cidade da Sociedade em Rede caracteriza-se pela sua resiliência, capacidade de colaboração, participação e mobilidade, factores essenciais para garantirem que as cidades são locais atractivos, sustentáveis e cativantes.»