Estes são os países com melhor reputação no mundo
Suécia, Suíça e Noruega. Estes são os três países com a melhor reputação do planeta, de acordo com o mais recente estudo da empresa de consultoria Reputation Institute. O Country RepTrak 2019, que procura avaliar a reputação das nações, foi divulgado esta quarta-feira e baseia-se nas respostas de 58 inquiridos, oriundos de oito país que formavam o antigo G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos).
Seis dos países no top 10 são europeus. As nações com melhor reputação, lideradas pela Suécia pela segunda vez consecutiva, foram reconhecidas pela «ética, elevada transparência e baixos indicadores de corrupção».
Portugal fica mais abaixo na tabela, na 16ª posição, com um nível de reputação «forte/robusto». O país foi considerado uma das nações com mais notoriedade e reputação a nível internacional.
Pelo contrário, superpotências mundiais, que incluem os Estados Unidos, China e Rússia, revelaram uma reputação considerada «fraca». As impressões sobre transparência e os níveis de corrupção nos Estados Unidos atingiram mínimos históricos. No entanto, a noção de que é um bom país para se fazer negócios deu um salto para o nível de «forte».
A Arábia Saudita, França, Israel e Venezuela registaram quebras drásticas de reputação,enquanto o Vietname, Argélia, Singapura, Suíça e Polónia tiveram as maiores subidas. Já o Canadá supera a maioria dos países no interesse em trabalhar, viver ou estudar no país. O sistema de emigração económico é destacado como um «formato modelo» entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Desde o referendo do Brexit em 2016, a reputação externa do Reino Unido caiu significativamente, do nível «forte» para a «moderado» em 2019, enquanto a reputação interna continua a estar no nível «forte».
«Apesar da reputação global dos países ter estabilizado em 2019, metade dos países receberam avaliações ‘fracas’ ou ‘pobres’. Percebemos no estudo deste ano que a reputação de um país tem menos a ver com PIB, tamanho e população e muito mais com a habilidade dos países em desenvolverem um ambiente atraente, de comunicarem comportamentos éticos e de criarem um sentimento de conforto e de bem-estar», afirma Nicolas Georges Trad, COO do Reputation Institute e responsável global pelas operações da consultora.
O estudo Country RepTrak 2019 realizou-se entre os meses de Março e Abril pelo Reputation Institute. Cada país foi avaliado em três dimensões – ambiente apelativo, governo efectivo e economia avançada.
Veja abaixo o top 10:
- Suécia
- Suiça
- Noruega
- Finlândia
- Nova Zelândia
- Canadá
- Dinamarca
- Austrália
- Holanda
- Irlanda