Estes são os melhores países do mundo para viver. Portugal está na lista
Portugal escalou seis lugares e ocupa, este ano, a 18ª posição no Índice de Progresso Social 2019, elaborado pela Social Progress Imperative, com o apoio da Deloitte.
O ranking é liderada pelos países nórdicos. A Noruega ocupa o primeiro lugar, seguida da Dinamarca, Suiça, Finlândia e Suécia. Por outro lado, os Estados Unidos é um dos quatro países onde se verifica uma regressão do progresso social desde 2014. Em baixa estão também o Brasil, Nicarágua e Sudão do Sul.
O Índice de Progresso Social classifica a performance social de 149 países ao longo de seis anos (2014-2019), tendo por base 51 indicadores, entre os quais se inclui a nutrição, habitação, segurança, educação, saúde, direitos humanos e, entre outros, a inclusão.
Portugal ocupa o 3.º lugar nos indicadores de direitos pessoais e de inclusão, onde se analisa, por exemplo, o grau de discriminação em relação a minorias e a igualdade de género no poder político. Porém, nas áreas do acesso ao ensino superior e cuidados médicos básicos desceu para o 24.º lugar e para o 30.º lugar no acesso a conhecimento básico.
“Os resultados de 2019 indicam que o progresso social no mundo não está a avançar de forma suficientemente rápida para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas até 2030. Até os países mais desenvolvidos têm áreas que precisam de melhorar e é necessário olhar para o declínio dos direitos pessoais com grande preocupação», afirma o CEO da Social Progress Imperative. Michael Greene, num comunicado citado pelo “Dinheiro Vivo”. «As melhores oportunidades de desenvolvimento residem em áreas onde o PIB [Produto Interno Bruto] não possa ser uma restrição. Os Governos deverão, por exemplo, melhorar urgentemente o acesso a água e saneamento básico e dar prioridade à nutrição e aos cuidados médicos», recomenda.
O progresso social no mundo passou de 62,16 para 64,47 pontos em 100. Globalmente, as áreas da habitação, água e saneamento, acesso à informação e comunicação e acesso a ensino superior registam os maiores progressos.
Este é o top 20 dos melhores países para viver:
1. Noruega
2º. Dinamarca
3º. Suíça
4º. Finlândia
5º. Suécia
6º. Islândia
7º. Nova Zelândia
8º. Alemanha
9º. Canadá
10º. Japão
11º. Holanda
12º. Austrália
13º. Reino Unido
14º. Irlanda
15º. França
16º. Luxemburgo
17º. Espanha
18º. Portugal
19º. Bélgica
20º. Áustria