Este CEO escreve cartões de aniversário para 9200 funcionários
Sheldon Yellen é CEO da Belfor Holdings, uma empresa norte-americana dedicada à remodelação e recuperação de propriedades. Porém, talvez seja mais conhecido por escrever, todos os anos, um cartão de aniversário para cada um dos seus 9200 funcionários.
Escritos à mãos, os cartões de aniversário são a forma que Sheldon Yellen encontrou para agradecer o trabalho dos colaboradores que contribuem para o crescimento da companhia. Desde 1985, ainda antes de assumir o cargo de CEO, que o gestor dedica parte do seu tempo livre a esta tarefa.
Em declarações ao Business Insider, Sheldon Yellen revela que este seu hábito já gerou até algumas brincadeiras: antes de comprar uma empresa, em vez de perguntar qual o EBITDA, procura descobrir quantas pessoas fazem parte da equipa para saber quantos mais cartões terá de escrever.
O CEO da Belfor Holdings conta ainda que a tradição começou quando foi contratado pelo seu cunhado. Ciente de que algumas pessoas poderiam pensar que beneficiava de tratamento especial, começou a escrever os cartões para encorajar os colegas a passarem pelo seu escritório e a dizer “olá” ou “obrigada”: «E funcionou. (…) Fez com que as pessoas começassem a falar, começámos a comunicar mais e gosto de pensar que isso me ajudou a ganhar respeito na empresa.»
Hoje, além de cartões de aniversário, Sheldon Yellen escreve também cartões a desejar boas festas e mensagens para funcionários cujos filhos estejam doentes. O executivo explica que esta é uma forma de reconhecer o esforço dos colaboradores, resultando em ambientes de trabalho mais felizes.
«Quando os líderes se esquecem do elemento humano, estão a atrasar as suas empresas e a limitar o sucesso dos outros», afirma Sheldon Yellen. «Focarmo-nos apenas no lucro e esquecer que os activos mais importantes de uma empresa são as suas pessoas resultará, em última análise, no constrangimento do crescimento.»