Estas são as mulheres mais poderosas nos negócios em Portugal, segundo a ‘Forbes’

Sabe quais são as mulheres mais poderosas nos negócios em Portugal?

De acordo com a revista ‘Forbes’, Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp, Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, e Mafalda Duarte, diretora-executiva do Fundo Verde para o Clima estão no topo do ranking de 2024 em Portugal, segundo dados revelados pelo grupo ‘Media No9ve’.

Foram considerados 150 nomes para a lista deste ano, nas áreas da energia, responsabilidade social, moda, distribuição e retalho, tecnologia e telecomunicações, indústria, e banca, finanças e investimentos – para este anos, foi incluída uma escolha “mais inclusiva”.

“A Forbes optou por organizar os nomes em 11 categorias, para ser mais inclusiva e dar oportunidade as outras mulheres, igualmente válidas nas suas áreas, de entrar na edição deste ano”, frisou a revista.

O ranking foi elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas e instituições, das quais são retirados e avaliados nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras, entre outras. A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo assim uma pontuação final para cada nome analisado.

Então, como foi estabelecido o top 10 para a ‘Forbes Portugal’?

1.ª – Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp /Acionista Grupo Amorim (86 pontos, categoria energia)

2.ª – Cláudia Azevedo, CEO da Sonae/Acionista Grupo Sonae (85 pontos, categoria moda, distribuição e retalho)

3.ª – Mafalda Duarte, diretora-executiva do Fundo Verde para o Clima (83 pontos, categoria responsabilidade social)

4.ª – Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal (82 pontos, categoria tecnologia e telecomunicações)

5.ª – Inês Caldeira, diretora-adjunta Mundial da L’Oréal Paris (81 pontos, categoria indústria)

6.ª – Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial – Ásia Pacífico (80 pontos, categoria banca, finanças e investimentos)

7.ª – Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial e presidente da Fundação EDP (79 pontos, categoria energia)

8.ª – Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce (78 pontos, categoria moda, distribuição e retalho)

9.ª – Maria Ramos, consultora do Banco Mundial (75 pontos, categoria banca, finanças e investimentos)

10.ª – Manuela Medeiros, fundadora, acionista e diretora-geral da Parfois (74 pontos, categoria moda, distribuição e retalho).

Ler Mais