Estas são as cidades mais vigiadas do mundo
É no continente asiático que se concentra grande parte das cidades mais vigiadas do mundo. Do top 10, oito pertencem à China, com Chongqing a liderar com 2.579.890 câmaras para 15.354.067 pessoas. Isto significa que existem 168,03 câmaras por cada mil cidadãos nesta cidade.
A conclusão é da Comparitech, empresa especializada na análise e comparação de dados, que disponibiliza um relatório sobre o tema – com base em informações de 120 cidades de vários pontos do planeta. Diz o documento que os circuitos fechados de televisão podem servir vários propósitos, desde prevenção de crimes a monitorização de trânsito ou acompanhamento de operações industriais.
A Comparitech sublinha que a era digital tem potenciado o crescimento desta área, bem como o facto de as câmaras se estarem a tornar mais baratas e melhores. Adicionando a estes equipamentos uma tecnologia de reconhecimento facial, entidades públicas e privadas passam a ter a possibilidade de verificar a identidade de qualquer pessoa que passe por uma câmara.
As reacções a esta espécie de “Big Brother” têm sido díspares. Por um lado, há quem defenda que as câmaras tornam as ruas mais seguras e eficientes. Por outro, há quem considere que violam o direito dos cidadãos à privacidade e liberdade.
Até 2022, a China deverá ter uma câmara com circuito fechado de televisão associado por cada duas pessoas. Para já, é este o top 20 das cidades mais vigiadas:
1 – Chongqing, China
2 – Shenzhen, China
3 – Shanghai, China
4 – Tianjin, China
5 – Ji’nan, China
6 – Londres, Inglaterra
7 – Wuhan, China
8 – Guangzhou, China
9 – Pequim, China
10 – Atlanta, EUA
11 – Singapura
12 – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
13 – Chicago, EUA
14 – Urumqi, China
15 – Sydney, Austrália
16 – Bagdade, Iraque
17 – Dubai, Emirados Árabes Unidos
18 – Moscovo, Rússia
19 – Berlim, Alemanha
20 – Nova Deli, Índia
Em baixo, consulte também a tabela da Comparitech sobre as cidades mais vigiadas e os níveis de criminalidade: