Estas são as cidades mais seguras do mundo
Ainda tem alguns dias de férias para gozar este ano mas não sabe para onde viajar? Se a segurança for um dos factores decisivos, o melhor é comprar bilhete de avião para Tóquio. Esta cidade japonesa foi considerada a mais segura de 2019 (92 pontos em 100), de acordo com o “Safe Cities Index” elaborado pelo Economist Intelligence Unit.
O segundo lugar da lista é ocupado por Singapura e o terceiro por Osaka, também no Japão. Seguem-se Amesterdão (Holanda), Sydney (Austrália), Toronto (Canadá) e Washington (EUA). A oitava posição é partilhada por Copenhaga (Dinamarca) e por Seul (Coreia do Sul), com o último lugar entregue a Melbourne (Austrália).
O “Safe Cities Index” indica ainda que a definição de segurança tem mudado ao longo do tempo, com a ascensão do terrorismo e das mudanças climáticas, por exemplo. Fenómenos como estes fazem com que a capacidade de recuperar de um ataque ou desastre natural também faça parte dos cálculos do índice. Serviços de emergência rápidos e capazes e meios de transportes funcionais são factores a considerar.
Segurança também passou a ser sinónimo de cibersegurança, revela ainda o “Safe Cities Index”, acrescentando que riqueza não é garantia de segurança mas que os países mais desenvolvidos tendem a conquistar melhores lugares na lista. Exemplo disso mesmo é Lagos, na Nigéria, que ocupa a última posição da lista.
Consulte aqui o índice completo.