Não comprem estes cães, pedem veterinários: o que para o dono é fofo, para o animal é um sofrimento

Poodle, Boxer, Basset Hound…Praticamente todos conhecem estas raças de cães, muito comuns em todas as partes do mundo. Porém, não foi sempre assim. Estas “raças” foram criadas ao longo dos séculos, com interferência dos humanos, para acentuar características físicas consideradas “fofas”, mas estão agora sob escrutínio devido a preocupações com a saúde e bem-estar dos animais.

A Alemanha, por exemplo, está a considerar proibir a criação de ‘dachshunds’, também conhecidos como cães salsicha, e esta medida surge na sequência de um debate global crescente sobre as práticas de criação responsáveis.

A proposta de proibição na Alemanha é apenas um dos exemplos mais recentes de um movimento global crescente para abordar os problemas de saúde associados à criação de raças de cães com características físicas extremas – como focinhos achatados, corpo atarracado ou olhos esbugalhados – que, em alguns casos, resultam em anomalias de ossos, membros ou órgãos, com grande sofrimento para o animal.

Com cada vez mais evidências científicas a apoiar estas preocupações, espera-se que mais países tomem medidas semelhantes para proteger o bem-estar dos animais. Enquanto isso, os especialistas deixam um apelo: se está a pensar adoptar ou comprar um cão, evite estas raças.

Cavalier King Charles Spaniel: Uma das Raças Mais Doentes do Mundo
A PETA descreve o Cavalier King Charles spaniel como “uma das raças de cães mais doentes do mundo” devido a uma série de problemas de saúde genéticos. Com o seu rosto achatado e cabeça em forma de cúpula, esta raça pequena tem sido negativamente afetada por anos de endogamia. Um estudo de 2021 descobriu que esta raça tem variantes genéticas ligadas à doença valvar mitral mixomatosa (MMVD), uma condição cardíaca comum e mortal.

Bulldog Inglês e o Preço da Endogamia
O Bulldog Inglês, que foi banido na Noruega há dois anos devido a “problemas de saúde induzidos pelo homem”, também está sob escrutínio. Veterinários têm alertado que o bulldog está repleto de deformidades dolorosas devido a séculos de endogamia. O nariz anormalmente estreito desta raça restringe o fluxo de ar, tornando difícil respirar, especialmente durante atividades físicas.

Pugs e o Aumento Preocupante no Reino Unido
No Reino Unido, há um aumento preocupante de animais a serem criados com características físicas extremas, como focinhos achatados. A vice-presidente júnior da British Veterinary Association, Dr. Elizabeth Mullineaux, afirma que estes cães “sofrem frequentemente de problemas de saúde graves que podem causar sofrimento ao longo da vida e podem ser caros para tratar”.

Boxers: A Popularidade e os Problemas de Saúde
Os Boxers são uma das raças mais populares no Reino Unido, mas não estão imunes a problemas de saúde. Um estudo do Royal Veterinary College descobriu que 38,5% dos Boxers desenvolverão algum tipo de cancro durante a sua vida, provavelmente devido a um defeito genético. Além disso, os Boxers são propensos a condições como problemas respiratórios, infecções nos ouvidos e displasia da anca.

Basset Hounds: O Custo da Conformação
Os Basset Hounds são conhecidos pelo seu rosto longo e triste, mas esta característica estética vem com um preço. As dobras de pele pesadas no rosto e no corpo retêm detritos e humidade, o que pode desencadear inflamações da pele ou dos ouvidos. Além disso, os olhos afundados desta raça tornam o Basset Hound suscetível a numerosos problemas oculares, incluindo glaucoma primário e uma condição inflamatória chamada ceratite ulcerativa.

 

Ler Mais