“Estão por vossa conta”: Biden ameaçou Israel de cortar apoios em caso de ataque ao Irão

Joe Biden ameaçou abandonar Israel se este decidir atacar o Irão. “Deixe-me ser perfeitamente claro. Se lançarem um grande ataque contra o Irão, estão por vossa conta. Fazem isto e eu estou fora”, terá dito o presidente americano a Benjamin Netanyahu, na noite de 18 de abril, de acordo com o jornal ‘The New York Times’.

Em causa está o ataque massivo de mísseis e drones do Irão em abril último, que motivou uma resposta internacional coordenada pelos Estados Unidos e que derrubou 99% dos cerca de 300 projéteis lançados contra Israel.

“Aceite a vitória”, disse Biden ao primeiro-ministro israelita, alertando-o para não agravar a situação – o ataque ocorreu em resposta ao assassinato de vários generais iranianos, incluindo o seu principal comandante na Síria, num ataque aéreo em Damasco, que foi amplamente atribuído a Israel.

Joe Biden e Benjamin Netanyahu devem voltar a encontrar-se em Washington no final de julho, quando o líder israelita vier discursar no Congresso americano sobre a guerra em Gaza, destacou a Casa Branca esta terça-feira: o primeiro-ministro de Israel deverá discursar a 24 de julho, numa sessão conjunta da Câmara dos Deputados e Senado.