Estados Unidos têm um plano de ação que depende de Kiev resistir aos russos até 2025

Os Estados Unidos têm um plano de ação para o conflito na Ucrânia que depende da capacidade de Kiev em resistir à Rússia até 2025, indicou esta quarta-feira o jornal ‘The New York Times’. Esta estratégica de “hold-and-build” poderia permitir aos ucranianos aumentar a sua capacidade de produção doméstica de armas, sobretudo drones e mísseis de longo alcance.

Com uma boa capacidade de armamento, militares dos Estados Unidos acreditam que o exército ucraniano poderia forçar Moscovo a sentar-se à mesa das negociações no final de 2024 ou em 2025, revelou o jornal americano.

O financiamento americano para Kiev está a acabar, restando cerca de 4,4 mil milhões de dólares em apoio aos inventários do Departamento de Defesa, revelou o secretário de imprensa do Pentágono, o major-general da Força Aérea, Pat Ryder.

De acordo com John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, a Administração Biden pretende apresentar um último pacote de ajuda à Ucrânia antes do final do ano. “Quando isso for feito… não teremos mais autoridade de reabastecimento disponível e precisaremos que o Congresso aja sem demora”, garantiu.

A Ucrânia lançou diversas medidas para aumentar a sua capacidade de produção interna, intensificando a montagem de obuses, munições e drones, recorrendo a fabricantes locais sempre que possível, embora, de acordo com os especialistas, ainda não está claro se será suficiente para compensar a diminuição da ajuda dos Estados Unidos e da União Europeia.






Comentários
Loading...